Perguntas e Respostas

Nónio é um projecto que junta mais de 70 sites portugueses de seis dos principais grupos de comunicação social. Nónio é uma ferramenta de segmentação de audiências pioneira no mundo.
Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre este projecto.

 

Por que razão os sites me pedem um login?

Este registo é um passo fundamental para podermos personalizar a publicidade de acordo com os interesses dos utilizadores – o principal objectivo do projecto Nónio. Através deste registo, é possível acumular um histórico de hábitos de consumo do utilizador, que deixará de receber publicidade que não lhe interessa.

 

Preciso de fazer login sempre que acedo a algum dos sites que participam no projecto Nónio?

Não. Só precisa de fazer o login uma vez. E, uma vez feito o login, o utilizador pode navegar sem incómodos nos 70 sites do Nónio, sem que seja pedido um novo registo.

 

Como posso fazer login?

É muito simples. O registo pode ser feito através de email, mas também através da sua conta Facebook, Twitter, Google, LinkedIn, Paypal e Windows.

 

Posso aceder aos conteúdos sem registo?

A implementação da ferramenta vai começar nas próximas semanas, através do convite aos utilizadores dos sites dos grupos envolvidos para que se registem. Nesta fase vão ser pedidas apenas duas informações: sexo e idade.

Após este primeiro período de convite, no início de 2018, o acesso aos conteúdos dos sites das empresas que participam no Nónio só será possível através de um login.

 

Mas o que é mesmo o Nónio?

É uma ferramenta de segmentação de audiências pioneira no mundo. É desenvolvido pela Plataforma de Media Privados e é financeiramente apoiado fundo de inovação da Google – Digital News Initiative (DNI), tendo até agora sido o projecto com maior comparticipação, 900 mil euros.

 

Que grupos de comunicação social fazem parte do Nónio?

A Cofina, a Global Media, o Grupo Renascença Multimédia, a Impresa, a Media Capital e o “Público”. Juntos, estes seis grupos são responsáveis por 70 sites que reúnem 85% da audiência nacional de internet.

 

Que objectivo tem o Nónio?

O Nónio tem como meta o reforço da presença dos media nacionais no mercado publicitário digital face ao domínio de actores globais como o Google e o Facebook. Em Portugal, estas duas grandes empresas globais captam 70% do investimento publicitário no digital. Os restantes 30% são disputados por todos os outros sites.

 

Como poderão os meios portugueses competir com o Google e o Facebook?

Personalizando a publicidade nos seus sites. O objectivo final do Nónio é atribuir dimensão e relevância aos grupos media nacionais no mercado publicitário digital, através do direccionamento da publicidade de acordo com as preferências dos utilizadores, possibilitando a segmentação de perfis.

 

Como vai ser gerida a informação recolhida aos utilizadores?

A informação recolhida vai ser gerida por uma empresa independente de todos os grupos. Na primeira fase do Nónio, a informação só pode ser usada para a acção comercial. Cada grupo vai ter acesso à informação que gerar, junto da sua audiência, mas não à informação dos outros grupos participantes.